sexta-feira, 18 de março de 2016

A destruição do homem

O avanço tecnológico que caracteriza as nossas sociedades está a transformar a humanidade de um modo descontrolado e sem que tenhamos qualquer ideia de qual venha a ser o respetivo resultado final.

É sempre assim com a tecnologia: a electricidade, o comboio, o carro, os computadores, todas estas invenções extraordinárias mudaram as nossas sociedades e o nosso modo de vida de modos que não antecipávamos.

Em virtude dessas e de outras invenções ou avanços que nos trouxeram grande conforto e benefícios materiais, a maioria esmagadora têm uma visão muito optimista do progresso e da evolução tecnológica, o que se compreende perfeitamente. É indiscutível que o conforto material do homem moderno, não apenas em termos de bens de consumo mas igualmente no tocante ao progresso da ciência médica, é hoje muito superior ao das gerações antepassadas.

No entanto com o desenvolvimento da tecnologia a um ponto em que esta se torna omnipresente nas nossas sociedades a transformação poderá ser ainda mais profunda do que no passado, mudando radicalmente a forma como percebemos e nos relacionamos com o mundo.

Curiosamente já se começa hoje a falar de "trans-humanismo" e - é mesmo verdade - de direitos ciborgues. É o horror à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga-nos o que pensa sobre o assunto ou coloque uma questão.